Projeto: "FAMÍLIA E ESCOLA: TODOS ENSINAM, TODOS APRENDEM"

Lagoa dos Três Cantos, 05 de junho de 2013

Srs. Pais ou responsáveis!

Em 30 de abril de 2013 realizamos um encontro na Escola Rainha (parte do PROJETO FAMÍLIA E ESCOLA: TODOS ENSINAM, TODOS APRENDEM) em que conversamos sobre um tema de muita importância hoje em dia: os limites na infância.
Na oportunidade, pudemos refletir sobre a importância de se estabelecer limites às crianças, já que isso reflete não só na rotina e nas tarefas atuais, mas também na vida futura. Ter aprendido limites quando criança é o que possibilita ao adulto aceitar as regras, cumprir com suas responsabilidades, respeitar os horários no seu trabalho, aceitar as frustrações que fazem parte da vida de todos nós e seguir em frente quando algo não sai como o esperado. Os limites existem para todas as idades!
Estabelecer limites para as crianças pode ser uma tarefa mais difícil hoje em dia do que era há alguns anos atrás porque os pais trabalham mais, acompanham menos a rotina do filho do que antigamente, as crianças são cuidadas por várias pessoas diferentes (babás, equipes de escola, avós, etc) e às vezes cada um tem um jeito de educar e uma tolerância diferente aos comportamentos das crianças.
Para ajudar a lidar com essas dificuldades foram dadas algumas “dicas” que podem ser úteis quando o assunto é limites na infância:
ü     Os pais e os outros cuidadores precisam estar de acordo sobre as regras, senão a criança não sabe a quem deve obedecer ou, então, vai agir de acordo com o que diz aquele que coloca menos regras (porque a tendência delas é sempre agir de acordo com as suas vontades);
ü      Os comportamentos dos cuidadores servem de exemplo e ensinam muitas coisas. Assim, se os adultos forem pessoas muito agressivas ou indisciplinadas, acabam transmitindo isso às crianças;
ü      Quando se é criança, não se tem a mesma compreensão que os adultos sobre as tarefas a serem feitas, os prazos de seus compromissos (eles precisam ser “supervisionados” e regularmente ajudados pelos adultos: com horários fixos para alimentação e temas, por exemplo);
ü      Os pais não devem premiar as crianças para começarem a fazer aquilo que é a sua obrigação mas que eles não estão fazendo;
Geralmente, crianças que são tidas como “hiperativas” ou que são um pouco mais “arteiras” ou desobedientes, podem melhorar seus comportamentos sem que sejam necessárias avaliações diagnósticas, medicações... apenas o manejo dos cuidadores dá conta de resolver uma série de problemas de agitação e indisciplina.
Sempre que houverem dificuldades, sobre este ou outros temas que tem a ver com a infância e a família, os pais poderão procurar a equipe da escola para ter ajuda. Se parecer pertinente, horários para os pais conversarem com a psicóloga poderão ser disponibilizados às quartas-feiras pela manhã.
Basta solicitar pelo telefone (54) 3392 1201!

Um abraço, e até o próximo encontro!

Camila Amaral
Psicóloga


Lagoa dos Três Cantos, 07 de junho de 2013.

Srs. Pais ou responsáveis!

No dia 07 de junho de 2013 realizamos mais um encontro na Escola Rainha (parte do PROJETO FAMÍLIA E ESCOLA: TODOS ENSINAM, TODOS APRENDEM) em que conversamos sobre outro tema que também é de muita importância para a escola e para a famíli: Desenvolvimento da linguagem.
A baixo segue algumas dicas da fonoaudióloga Fernanda Pasinato:






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